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O que é uma alimentação saudável?

Ao contrário do que muita gente pensa, uma alimentação saudável não é apenas comer salada e alimentos de baixa caloria.

Embora o consumo de verduras, frutas e legumes seja essencial para uma alimentação de qualidade, uma alimentação saudável está atrelada à ingestão de nutrientes necessários para suprir todas as necessidades diárias do nosso corpo.

Afinal, os benefícios de uma alimentação saudável e balanceada não vêm apenas de alimentos isolados, mas sim da combinação dos nutrientes de cada um deles. Atitudes como consumir muito sal e açúcar, consumir pratos com pouca variedade de cores, não se hidratar adequadamente e pular refeições são alguns erros extremamente comuns que cometemos quando o assunto é alimentação e que, com um pouco de esforço, é possível eliminar da sua rotina. Para ajudar na questão “o que é uma alimentação saudável”, foi criada em 1992, pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a Pirâmide Alimentar. Ela é uma ferramenta utilizada para ajudar a orientar os brasileiros sobre a escolha e seleção de produtos para a ingestão. Adaptada para a realidade brasileira e suas necessidades, na nossa pirâmide os alimentos estão divididos em oito grupos, ordenados em quatro níveis.

Fonte: Revista Crescer

Representando uma variedade de nutrientes, a classificação foi feita de acordo com o nutriente que se apresenta em maior quantidade na sua composição. Em cada um dos grupos presentes na pirâmide, é possível observar a quantidade ideal que deve ser ingerida.

Observe abaixo os grupos alimentares e o total diário de quilocalorias recomendado:

• Arroz, pão, massa, batata, mandioca: 900 kcal (6 porções por dia)

• Legumes e verduras: 45 kcal (3 porções por dia)

• Frutas: 210 kcal (3 porções por dia)

• Carnes e ovos: 190 kcal (1 porção por dia)

• Leite, queijo e iogurte: 360 kcal (3 porções por dia)

• Feijões e oleaginosas: 55 kcal (1 porção por dia)

• Óleos e gorduras: 73 kcal (1 porção por dia ou menos)

• Açúcares e doces: 110 kcal (1 porção por dia ou menos)

Com essas informações, conseguimos perceber que os carboidratos (arroz, massas, batata) devem ser a base da nossa alimentação, por fornecerem energia. É importante destacar que as melhores opções são sempre as alternativas integrais, por conta das fibras, e orgânicas, no caso de cultivos como batata ou mandioca. No segundo nível da pirâmide é possível encontrar dois grupos, o dos legumes e verduras e o grupo das frutas. Esses são os alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras. São os chamados de reguladores, pois regulam as funções do nosso organismo. Ricos em vitaminas e sais minerais, atuam, principalmente, sobre o sistema imunológico, regulando a digestão, a circulação sanguínea e proporcionando o bom funcionamento dos intestinos, pois são ricos em fibras.

Acima do grupo dos legumes, verduras e frutas, está o grupo das proteínas, como leite, produtos lácteos, carnes, ovos, leguminosas e oleaginosas. As proteínas são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo e estão relacionadas com diversas funções, como o reparo de tecidos do nosso corpo. Além disso, o leite e seus derivados também são os responsáveis pelo fornecimento do cálcio para o nosso organismo.

Os óleos, gorduras doces e açúcares, que devem ser consumidos da maneira mais moderada possível, estão no último nível, uma vez que seu consumo exagerado está relacionado, diretamente, a diversas doenças, como obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares e até mesmo câncer.

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