Alongamento

alongamento

Alongar não possui restrições, pessoas de diferentes idades podem praticá-la, o único item que difere para cada um é a intensidade do exercício, além disso, não é preciso ter flexibilidade ou habilidades atléticas. Os alongamentos previnem lesões e aumentam a flexibilidade dos músculos, diminuindo a tensão.

Permanecer muito tempo parado, ou fazer uma atividade física muito desgastante fazem os músculos do corpo enrijecerem e diminuírem, daí nasce a importância de se alongar antes e depois da atividade física, este exercício faz com que a musculatura relaxe, voltando assim ao seu tamanho original.

Se alongar antes de praticar exercícios é essencial para evitar lesões, também ajuda na preparação do corpo, aumentando seus movimentos e o deixando mais flexível. Já o alongamento depois da atividade física, tem o intuito de relaxar a musculatura, melhorando o desempenho esportivo e evitando possíveis dores.

Para uma melhor eficiência os alongamentos devem ser realizados lentamente e seguirem uma ordem: primeiro os músculos primários (peitoral, músculos superiores das costas, glúteos e coxas), depois os secundários (bíceps dos braços e das pernas) e por fim os músculos que envolvem mãos, pés e dedos.

BENEFÍCIOS
- Melhora a coordenação motora;
- Previne problemas posturais;
- Relaxamento mental e consequentemente diminuição do estresse;
- Auxilia a cicatrização óssea;
- Reduz cólicas menstruais;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Proporcionam maior consciência corporal;
- Facilita a prática de atividades físicas desgastantes como a corrida e a natação;
- Relaxam o corpo;
- Reduzem as tensões musculares.

Be Sociable, Share!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>