7 Benefícios da Caminhada

Caminhar é um exercício fácil, que não exige habilidades, é barato e pode ser feito em qualquer idade, hora do dia e lugar, como dentro de casa na esteira, por exemplo. Uma caminhada de 10 minutos já traz resultados perceptíveis no corpo, depois de uma semana.

Confira alguns benefícios que a prática desta atividade pode trazer.

caminhada

 

1. Melhora a circulação
Segundo a USP, de Ribeirão Preto, caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

2. Deixa o pulmão mais eficiente
As trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

3. Afasta a depressão
Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.

4. Deixa o cérebro mais saudável
Um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que os estímulos que recebemos quando caminhamos aumentam a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos.

5. Diminui a sonolência
Caminhar durante o dia faz com que o corpo produza mais substâncias estimulantes, como a adrenalina, que deixa o corpo disposto durante horas e melhora a qualidade do sono. Caminhar durante o dia gasta muita energia e ao final do dia, o organismo adormece facilmente, resultando em uma boa noite de sono e disposição no dia seguinte.

6. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece
Durante a caminhada, o corpo passa a ter uma maior demanda calórica e queima gorduras localizadas. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, ainda mostraram que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo.

7. Protege contra derrames e infartos
Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo.

 


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