Termogênicos

Ação termogênica significa transformar as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação, em energia. Esses alimentos se tornaram tendência na vida das pessoas que desejam perder peso, porém, nem tudo que é dito sobre os mesmos são verdades. Por isso, hoje vamos esclarecer como certos alimentos termogênicos agem no organismo.

1- Existem dois tipos de termogênicos: os naturais e os industrializados. Os naturais são aqueles encontrados na natureza, como por exemplo, a pimenta vermelha. Já os industrializados são encontrados em cápsulas.

alimentos-termogenicos

2- Os termogênicos não eliminam a gordura corporal, mas potencializam o processo regulado pelo sistema nervoso que faz a transformação da glicose e da gordura em energia. Sendo assim, esses alimentos apenas aceleram o metabolismo, facilitando o gasto calórico.

3- O período ideal para consumir termogênicos é no período diurno, durante uma refeição ou antes de praticar exercícios. Ingerir termogênicos antes de dormir não é indicado, pois causa insônia.

4- Termogênicos são contraindicados para pessoas que sofrem de arritmia cardíaca, entre outros problemas relacionados ao coração. Sendo assim, é muito importante que procure um médico antes de inserir termogênicos para ter certeza de que o consumo trabalhará a favor de seu corpo.

5- O alimento mais citado quando trata-se de termogênicos, é a pimenta vermelha, porém, há outros alimentos que produzem essa ação, como o gengibre, o chá verde e as frutas. A casca da laranja, por exemplo, é rica em termogênico, assim como o guaraná.

6- Apesar do termogênico acelerar o metabolismo, não quer dizer que quanto mais consumido mais resultado. Há um limite estabelecido de ingestão para que o aumento do metabolismo não se torne prejudicial. No caso do gengibre, recomenda-se uma fatia média ou uma colher (café) em pó. Quem prefere o abacaxi pode comer uma fatia após o almoço ou jantar, ou ainda, 200ml de suco da fruta.

 

Be Sociable, Share!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>