Emagrecer comendo chocolate

Coma chegada da Páscoa, este ano no dia 30/03, muitas pessoas se preocupam em manter a forma depois de tanto chocolate. Saiba que é possível sim emagrecer comendo chocolate.

É verdade, e além de ser um aliado na redução do Índice de Massa Corporal (IMC), o chocolate ajuda a melhorar a sua saúde.

studos demonstram que as pessoas que além de uma alimentação equilibrada e exercício físico regular, ingerem chocolate habitualmente, conseguem uma maior redução do IMC. O chocolate é rico em flavonóides que actuam como antioxidantes e como sabemos, os antioxidantes protegem o organismo dos radicais livres e evitam doenças, nomeadamente problemas cardiovasculares. E ainda ajudam a manter uma pele jovem, bonita e saudável. Os valores de antioxidantes encontrados no chocolate, são cerca de 8 vezes superiores aos encontrados no morango, por exemplo.

Segundo os investigadores, contrariamente a comer chocolate de forma descontrolada e excessiva, comer pequenas doses de chocolate preto ou meio amargo, 3 vezes por semana, ajuda a emagrecer. Estas pequenas doses de chocolate aceleram o metabolismo e promovem a redução de gordura no corpo. O cacau e os fitoquímicos de que é composto melhoram a secreção de adiponectina e aumenta a ação anti-inflamatória.

Benefícios do chocolate na saúde

  • O chocolate preto melhora a saúde do sistema cardiovascular, ajudando na redução do colesterol LDL e a baixar a pressão arterial.
  • Actua como anti-depressivo, pois contém serotonina.
  • Aumenta a sensação de prazer, através da produção de endorfina.

Qual melhor chocolate

Prefira chocolate negro – O chocolate negro tem mais quantidades de antioxidantes que o chocolate branco ou de leite, assim como, uma maior quantidade de cacau. O chocolate contém calorias e gorduras, o chocolate negro contém cerca de 400 calorias, portanto seja regrado nas doses que consome.

Opte por chocolate negro de preferência puro (de preferência amargo ou meio amargo).  Se optar por chocolate com sabores, prefira de aromas ou com frutos secos. Caramelo e outros recheios são apenas adição de açúcar ao chocolate e prejudicam ou evitam os efeitos saudáveis que o chocolate poderá ter na sua saúde.

A gordura do chocolate

Nem todas as gorduras do chocolate são más para o organismo. Segundo a composição do chocolate, apenas 1/3 das gorduras presentes na sua composição são prejudiciais para o organismo. São estes os ácidos graxos: 1/3 de ácido palmítico, 1/3 de ácido esteárico e 1/3 de ácido oleico.

  • O ácido oléico: este ácido, também presente no azeite de oliva é uma gordura monoinsaturada saudável para o organismo.
  • O ácido esteárico: é uma gordura saturada que tem um efeito neutro ou até de redução do colesterol, devido à sua composição, existe até controvérsia ao ser chamada de gordura saturada .
  • O ácido palmítico: Este ácido é dos mais comuns e encontrase em animais, plantas, leite, manteiga, queijo… É a mais prejudicial presente no chocolate.

Nota:

Quanto maior a concentração de cacau, maior a sensação de saciedade fornecida pelo chocolate.

Para comer chocolate de forma equilibrada, e por não haver nenhum estudo que indique qual a quantidade exata para conseguir todos os benefícios para a sua saúde. O ideal será comer apenas um quadradinho de chocolate por dia, mantendo uma dieta equilibrada.

CHOCOLATE

Fonte: http://www.corpoemdieta.com/emagrecer-comendo-chocolate/

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2 Comments

  1. muito boa as dicas, gostei. beijos!

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