Quais os efeitos do chocolate para o coração?

 

O chocolate faz bem à saúde? A resposta não é conclusiva. Por isso, o melhor é comer com moderação.

Um estudo recente mostra que talvez possamos atacar o chocolate sem medo, pois pode trazer benefícios para o coração. O estudo, que combinou o resultado de 42 testes, descobriu que as pessoas que consumiram chocolate ou cacau durante algumas semanas ou meses tiveram pequenas melhorias na pressão sanguínea e no funcionamento dos vasos sanguíneos. Tiveram também uma melhoria nos níveis de insulina, responsável por regular o açúcar no sangue.

Não é a primeira vez que estudos relacionados com chocolate, revelam os seus benefícios para o coração. Outros tinham já revelado que os amantes de chocolate tinham menos fatores risco relacionados com doenças cardíacas, como tensão alta.

No entanto, este tipo de estudo não prova a causa e o efeito entre chocolate e saúde. Ou seja, as pessoas que consomem chocolate podem ter outros fatores que explicam o bom funcionamento cardíaco.

Em contraste, este estudo centra-se em testes clínicos onde os pesquisadores escolhem aleatoriamente pessoas para comer chocolate ou não, e então observam as mudanças nos níveis sanguíneos, colesterol e outros fatores de risco.

De acordo com os pesquisadores, liderados por Lee Hooper, o facto de se terem verificado algumas melhorias leva a considerar que o chocolate pode trazer determinados benefícios.

No entanto, Hooper alerta para o fato de, dada a dimensão do estudo, poder conter erros. E, na verdade, nenhum estudo demonstrou se existe algum efeito no risco de vir a sofrer um ataque cardíaco ou derrame.

 

Fonte: http://idademaior.sapo.pt/

 

 

Be Sociable, Share!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>